domingo, 23 de novembro de 2014

ENCONTROS POSSÍVEIS 2014 - Julia Varley

Julia Varley nasceu em Londres e finalizou seus estudos em Milão, onde iniciou sua carreira de atriz no Teatro del Drago, Centro Sociale Santa Marta e Circolo de la Comune, trabalhando também como assistente de produção de filmes. Além de atuar, participa ativamente como diretora, professora, organizadora/produtora e escritora. Desde 1990 faz parte da organização da ISTA (International School of Theatre Anthropology). Desde seu início em 1986, participou ativamente do The Magdalena Project, uma rede de mulheres do teatro contemporâneo. É diretora artística do festival Transit em Holstebro (Dinamarca) e edita a revista The Open Page, dedicada às mulheres no teatro. É autora dos livros O Vento do Oeste, uma novela escrita por um personagem teatral, e Pedras d'água, sobre suas experiências como atriz do Odin Teatret. Seus artigos e ensaios são publicados em diversas revistas como Mime Journal, New Theatre QuarterlyTeatro e Storia, Conjunto, Lápis e Máscara. Espetáculos do Odin Teatret em que ela trabalha como atriz: Anabasis, El millón, Cinzas de Brecht, O Evangélio Segundo Oxyrhincus, Talabot, Kaosmos, No Esqueleto da Baleia, O Quarto do Pálacio do Emperador, Ode ao Progresso, Mythos, As Grandes Cidades sob a Lua, Sonho de Andersen, Don Giovanni all'Inferno, O Castelo de Holstebro, As Borboletas de Dona Música, Matando Tempo, A Vida Crônica e Ave Maria. Demonstrações de trabalho: Os ventos que sussurram, O eco do silêncio, O irmão morto, As relações entre texto e ações e O tapete voador. Espetáculos dirigidos por Julia Varley: Auf den Spuren des Yeti Blau, com Pumpenhaus Theater, Alemanha;Sementes da memória Branca é a noite, com Ana Woolf, Argentina; Fox Wedding, uma produção infantil com Hisako Miura, Japão; Il figlio di Gertrude L'esausto o il profondo azzurro com Lorenzo Glejeses e Manolo Muoio, Itália; O sabor das laranjas com Gabriella Sacco, Italia; Tierra de fogo com Carolina Pizarro, Chile; Estrelas, com Marilyn Nunes, Brasil. Desde 1987, Julia Varley retorna com muita frequência a diferentes Estados do Brasil para: apresentar espetáculos e demonstrações de trabalho do Odin Teatret, ministrar palestras, conduzir Masters Classes e seu workshop "O Eco do Silêncio", além de participar de seminários, congressos e a residência master A Arte Secreta do Ator, realizada em Brasília. É integrante do Odin Teatret Norsdisk Teateraboratorium desde 1976 e vive na Dinamarca.

"Com Mr. Peanut me apresento. (...) Mr. Peanut desceu duzentos metros na terra em uma mina de
Gales, improvisou para tranquilizar os desconfiados soldados antiguerrilha do aeroporto de Ayacucho e seguiu uma procissão religiosa em um vilarejo nos Andes. Esquiou sobre a neve na Suécia, pediu carona em Salento, dançou no bairro do Porto em Hamburgo, na Fabrika ocupada de Bolonha, com os militantes das Festas dell'Unità, na Itália, e com os ativistas católicos das poblaciones, no Chile. Manifestou-se contra uma tentativa de Golpe na Plaza de Mayo, em Buenos Ayres, deixou queimar o fraque nos fogos de artifício da Pupa de Abruzzo, brincou de esconde-esconde com a Rangda balinesa, foi atacado violentamente por uma mulher aterrorizada em Oslo, teve a cabeça quebrada a a golpes de cassetete no Chile, fundou um clube em Blaenau Ffestiniog com crianças que caminham como ele em pernas de pau, foi parado com determinação por um policial em East
Village, Nova York, que queria tirar uma foto sua, vendeu um Barong no mercado de cavalos de Lampeter, comprou uma galinha no mercado de cabras de Mejdal. (...) Mr. Peanut é curioso, vivaz, afetuoso e gosta de ser levado a passeios pelas cidades  entre pessoas que não conhece. Não tem muitas ilusões, mas é tenaz, continua a sair da caixa na qual o guardo e a passear pelo mundo. Sua altura o separa ligeiramente das pessoas para protegê-lo. Durante anos, foi a identidade atrás da qual pude me revelar e esconder. (...) Por meio dele, dialogo comigo mesma."

(Trecho do livro de Julia Varley, Pedras D'Água - bloco de notas de uma atriz do Odin Teatret, traduzido por Luciana Martuchelli e Juliana Zancaro, ed. Dulcina editora, p. 159 - 161)


Julia estará nesta edição do NÚCLEO DE PESQUISAS TEATRAIS - ENCONTROS POSSÍVEIS, participando com seu espetáculo mais recente, o monólogo Ave Maria, dirigido por Eugenio Barba; a demonstração de trabalho O Eco do Silêncio uma autobiografia cênica sobre sua trajetória em busca de sua voz de atriz, e a oficina O Eco do Silêncio, somente para atores e cantores que foram selecionados na inscrição.

Seus livros estarão à venda durante o evento, para quem se interessar por sua pesquisa.

 NÚCLEO DE PESQUISAS TEATRAIS - ENCONTROS POSSÍVEIS - 2014 - VI edição
Local: Chapada dos Guimarães 
Data: De 02 a 05 de dezembro de 2014.

PROGRAMAÇÃO - Chapada dos Guimarães - Mato Grosso - Brasil

Dia 02 de dezembro
16h – 20h – Credenciamento dos participantes para obtenção de crachá e certificado.
20h – Apresentação do espetáculo CIDADE DOS OUTROS, da Cia Pessoal de Teatro. Direção: Amauri Tangará
21h – Abertura do evento no Restaurante Pomodori.

Dia 03 de dezembro
08h – 12h - Oficina "O Eco do Silêncio" (Julia Varley - Odin Teatret Nordisk Teaterlaboratorium / Dinamarca) (Somente para inscritos)
15h – 15h20 – Colóquio com Patrícia Furtado (RJ) – Representante do Odin Teatret no Brasil 
16h – 18h – Palestra com Eugenio Barba (Odin Teatret Nordisk Teaterlaboratorium/ Dinamarca) 
20h - Apresentação da demonstração de trabalho "O ECO DO SILÊNCIO" (Julia Varley - Odin Teatret Nordisk Teaterlaboratorium / Dk) 

Dia 04 de dezembro
08h – 12h - - Oficina "O Eco do Silêncio" (Julia Varley - Odin Teatret Nordisk Teaterlaboratorium / Dinamarca) – (Somente para inscritos)
15h – 15h20 – Colóquio com Juliana Pinho (Portugal) – Representante do curso de formação de atores do Teatro O Bando. 
16h – 18h – Palestra com João Brites – Teatro O bando – Portugal.
20h - Apresentação do espetáculo "ESTRELAS" (com Marilyn Nunes / SP - Direção de Julia Varley). 

Dia 05 de dezembro
08h – 10h – Exibição de filmes sobre os trabalhos dos diretores. 
10h – 12h – Palestra com Amauri Tangará (Cia D’Artes do Brasil – MT) 
15h – 15h20 – Colóquio com Luciana Martuchelli – Organizadora da Residência Artística A Arte Secreta do Ator (Brasília – DF) 
16h-18h – Encontro de Eugenio Barba e João Brites. Mediação: Luíz Carlos Garrocho (BH)
20h - Apresentação do espetáculo "AVE MARIA" (com Julia Varley. Direção: Eugenio Barba - Odin Teatret Nordisk Teaterlaboratorium / Dk)
21h – Encerramento no Restaurante Pomodori

O local da oficina, das palestras e da mesa redonda será a Pousada Atmã Resort.
·         A língua oficial no evento será o português.
·         A oficina “O Eco do Silêncio” é destinada apenas aos inscritos que foram selecionados como participantes ou ouvintes.
·         As demais atividades do evento, palestras, colóquios, espetáculos, demonstração de trabalho e exibição de filmes, é aberto ao público com entrada gratuita, respeitando a capacidade de lotação dos locais.
·         O Ponto de Encontro do evento será o Restaurante Pomodori.



INFORMAÇÕES:
55 65 3359 0336 / 65 8111 2597 / 65 8160 2504
ciapessoaldeteatro@gmail.com