domingo, 23 de novembro de 2014

ENCONTROS POSSÍVEIS 2014 - Eugenio Barba

Eugenio Barba é teórico da antropologia teatral e nasceu em 1936, na Itália. Em 1954, emigrou para a Noruega para trabalhar como soldador e marinheiro. Formou-se em Francês, Literatura Norueguesa e História da Religião, na Universidade de Oslo. Em 1961, foi para Wroclaw (Polônia) estudar direção teatral na Escola Estadual de Teatro, mas saiu um ano depois para unir-se a Jerzy Grotowski, que era líder do Teatr 13 Rzedow em Opole. Barba ficou com Grotowski por três anos. Em 1963, viajou para a Índia, onde teve seu primeiro encontro com o Kathakali. Quando retornou a Oslo, em 1964, queria tornar-se um diretor de teatro profissional, mas como era estrangeiro, não foi bem-vindo na profissão. Então, ele começou seu próprio teatro. Uniu-se a um grupo de jovens que não tinham sido aprovados para a Escola Estatal de Teatro (Oslo's State Theatre School) e criou o Odin Teatret em 1º de outubro de 1964. O grupo treinou e pesquisou em um abrigo contra ataques aéreos. Sua primeira produção, "Ornitofilene", do autor norueguês Jens Bjørneboe, foi apresentada na Noruega, Suécia, Finlândia e Dinamarca. Em seguida, foram convidados, pelo município dinamarquês de Holstebro, a criar um laboratório teatral na pequena cidade. Ofereceram uma velha fazenda e uma pequena quantia em dinheiro para começarem. Desde então, Barba e seus colegas fizeram de Holstebro a base do Odin Teatret. Ao longo da sua carreira, Eugenio Barba dirigiu 74 produções, algumas das quais exigiram mais de dois anos de pesquisa. Entre as mais conhecidas destacam-se are Ferai (1969), My Father's House (1972), Brecht's Ashes (1980), O Evangélio Segundo Oxyrhincus (1985), Talabot(1988), Kaosmos (1993), Mythos (1998), Sonho de Andersen (2004), Ur-Hamlet (2006), Don Giovanni all'Inferno (2006), The Marriage of Medea(2008), A Vida Crônica (2011) e Ave Maria (2012). Desde 1974, Eugenio Barba e o Odin Teatret delinearam sua própria forma de estar presente em um contexto social através da prática do teatro "permuta", uma troca através de performances com a comunidade.
Jerzy Grotowski e Eugenio Barba (Holstebro 1971. photo: Roald Pay)
Em 1979, Eugenio Barba fundou a ISTA, International School of Theatre Anthropology (Escola de Antropologia Teatral). Ele também faz parte do conselho de jornais estudantis como o "The Drama Review", "Performance Research", "New Theatre Quarterly" e o "Teatro e Storia". Ao longo da carreira, o diretor já foi condecorado com o título de Doutor Honoris Causa nas Universidades de Aarhus, Ayacucho, Bologna, Havana, Warsaw e com o "reconhecimento do mérito científico" pela Universidade de Montreal, além de premiado com a Danish Academy Award, Mexican Theatre Critics' Prize, Diego Fabbri Prize, Pirandello International Prize, e Sonning Prize, concedido pela Universidade de Copenhagen. Eugenio Barba tem livros, artigos e ensaios publicados em numerosos países e línguas. Ensina ainda regularmente em universidades europeias. Desde 1987, Eugenio Barba retorna com muita frequência a diferentes Estados do Brasil para: apresentar espetáculos e demonstrações de trabalho do Odin Teatret dirigidos por ele, ministrar palestras, lançar seus livros, conduzir Masters Classes e participar de seminários e congressos.

"Quando visito os edifícios de teatro, tenho a sensação de estar em barcos de pedra imóveis que se esforçam por representar o movimento. As vezes em seu interior vivi a incomensuravel aventura da viagem, desde o fundo da noite ou ao centro de mim mesmo. Comparo os navios de pedra com as ilhas flutuantes, como Stansilavski chamava o "ensemble", o qual eu chamo grupo de teatro: um punhado de homens e mulheres que, graças a disciplina de um oficio artístico, sobrepõe o proprio individualismo e se inserem na historia. Através de um processo de 'osmosis' criativa, transformam suas feridas e necessidades pessoais em ação política, se posicionando frente às normas e circunstancias de sua 'polis', de sua comunidade."
(extraído do blog:http://apartebolivia.blogspot.com.br/2013/05/el-camino-del-rechazo-y-otras.html)

"O pensamento criativo não é retilíneo, unívoco, pre-visível. É o objeto de uma ciência labiríntica. Falo de uma ciência labiríntica para definir a estratégia da exploração que começa pelo imprevisível. Não é a simples casualidade que faz jorrar soluções e significados imprevistos, e nem são os encontros e os paralelismos não programados que permitem que nos interroguemos sobre o sentido do que estamos contando. No processo criativo é preciso ser um artífice da própria casualidade, assim como os latinos diziam que eram artífices da sua própria fortuna. Aqui valem as palavras de Pasteur: "o acaso favorece somente as mentes preparadas"
(Trecho do livro Queimar a casa: as origens de um diretor. Tradução Patrícia Furtado. Ed. Perspectiva. p. 132)

Eugenio Barba estará na VI edição do Núcleo de Pesquisas Teatrais - Encontros Possíveis, que será realizado em Chapada dos Guimarães pela Cia. Pessoal de Teatro, com uma palestra no dia 03 de dezembro, às 15h na Pousada Atmã Resort. Também participará de uma mesa redonda com o diretor João Brites, do Teatro O Bando, de Portugal. A mesa redonda será no dia 5 de dezembro, às 15h. Seus livros estarão disponíveis para a venda durante todo evento, incluindo a última edição da Arte Secreta do Ator, traduzido por Patrícia Furtado de Mendonça, que também estará no evento.

"A essência do teatro não está na sua qualidade estética ou capacidade de representar, criticar ou intervir na vida. Consiste principalmente irradiar materialmente, através do rigor da encenação, um modo de ser individual e coletivamente: a célula social que encarna um 'ethos', os valores que orientam a rejeição de cada um dos indivíduos que a constituem."

 NÚCLEO DE PESQUISAS TEATRAIS - ENCONTROS POSSÍVEIS - 2014 - VI edição

Local: Chapada dos Guimarães 
Data: De 02 a 05 de dezembro de 2014.

PROGRAMAÇÃO - Chapada dos Guimarães - Mato Grosso - Brasil

Dia 02 de dezembro
16h – 20h – Credenciamento dos participantes para obtenção de crachá e certificado.
20h – Apresentação do espetáculo CIDADE DOS OUTROS, da Cia Pessoal de Teatro. Direção: Amauri Tangará
21h – Abertura do evento no Restaurante Pomodori.

Dia 03 de dezembro
08h – 12h - Oficina "O Eco do Silêncio" (Julia Varley - Odin Teatret Nordisk Teaterlaboratorium / Dinamarca) (Somente para inscritos)
15h – 15h20 – Colóquio com Patrícia Furtado (RJ) – Representante do Odin Teatret no Brasil 
16h – 18h – Palestra com Eugenio Barba (Odin Teatret Nordisk Teaterlaboratorium/ Dinamarca) 
20h - Apresentação da demonstração de trabalho "O ECO DO SILÊNCIO" (Julia Varley - Odin Teatret Nordisk Teaterlaboratorium / Dk) 

Dia 04 de dezembro
08h – 12h - - Oficina "O Eco do Silêncio" (Julia Varley - Odin Teatret Nordisk Teaterlaboratorium / Dinamarca) – (Somente para inscritos)
15h – 15h20 – Colóquio com Juliana Pinho (Portugal) – Representante do curso de formação de atores do Teatro O Bando. 
16h – 18h – Palestra com João Brites – Teatro O bando – Portugal.
20h - Apresentação do espetáculo "ESTRELAS" (com Marilyn Nunes / SP - Direção de Julia Varley). 

Dia 05 de dezembro
08h – 10h – Exibição de filmes sobre os trabalhos dos diretores. 
10h – 12h – Palestra com Amauri Tangará (Cia D’Artes do Brasil – MT) 
15h – 15h20 – Colóquio com Luciana Martuchelli – Organizadora da Residência Artística A Arte Secreta do Ator (Brasília – DF) 
16h-18h – Encontro de Eugenio Barba e João Brites. Mediação: Luíz Carlos Garrocho (BH)
20h - Apresentação do espetáculo "AVE MARIA" (com Julia Varley. Direção: Eugenio Barba - Odin Teatret Nordisk Teaterlaboratorium / Dk)
21h – Encerramento no Restaurante Pomodori

O local da oficina, das palestras e da mesa redonda será a Pousada Atmã Resort.
·         A língua oficial no evento será o português.
·         A oficina “O Eco do Silêncio” é destinada apenas aos inscritos que foram selecionados como participantes ou ouvintes.
·         As demais atividades do evento, palestras, colóquios, espetáculos, demonstração de trabalho e exibição de filmes, é aberto ao público com entrada gratuita, respeitando a capacidade de lotação dos locais.
·         O Ponto de Encontro do evento será o Restaurante Pomodori.



INFORMAÇÕES:
55 65 3359 0336 / 65 8111 2597 / 65 8160 2504
ciapessoaldeteatro@gmail.com