SOBRE O NÚCLEO



2009, no MISC

SOBRE O NÚCLEO








O Núcleo de Pesquisas Teatrais Encontros Possíveis é uma forma de estar junto. Uma proposta de colaboração mútua, de trocas e intercâmbios entre fazeres e saberes em teatro e dança. Uma via para criação de diálogos entre pesquisadores e fazedores das artes cênicas contemporânea. É acima de tudo, um lugar que privilegia o Encontro. 


Com Nina Caetano, em Primavera do Leste
Nasceu em 2009 pela inciativa da Cia. Pessoal de Teatro com o intuito de criar uma ferramenta de formação e fruição em teatro contemporâneo em Cuiabá – MT e desde esse tempo tem  sido protagonista na ação de internacionalizar o cenário das artes cênicas de Mato Grosso, acreditando na capacidade de reunir pesquisadores generosos e dispostos a trocar informações e se fortalecer com esse Encontro. Ativar o potencial do Encontro em busca do fortalecimento da pesquisa teatral como mola propulsora da criação artística é agir em prol de uma produção cênica potente e conectada com seu tempo presente. É esse teatro que precisamos para fruir arte no mundo de hoje; um teatro compartilhado, sem fronteiras, e discutido fora dos grandes centros culturais – a partir do meio do mundo.

 
O Encontro de Eugenio Barba e João Brites (com Luiz Carlos Garrocho no fundo)

BREVE HISTÓRICO


            Em sua primeira edição o NÚCLEO DE PESQUISAS TEATRAIS – ENCONTROS POSSÍVEIS contou com profissionais de diferentes áreas com oficinas e palestras todos voltados para o tema: TEATRO CONTEMPORÂNEO. Foram eles: Cléber Martins, arquiteto; Júlio Bedin, videomaker; Luiz Marchetti, diretor de teatro e de cinema, mestre em Designer Arte Mídia; Maria Thereza Azevedo doutora em artes cênicas, professora no curso de pós-graduação mestrado em Estudos de Cultura Contemporânea da UFMT e Raquel Galesso, professora de expressão corporal e bailarina. Ainda no mesmo ano houve a segunda edição com o tema O SUJEITO ATUANTE, com Amaury Borges, ator e diretor da Maldita Cia de Teatro – MG. Em 2011 acontece a terceira edição com o tema O CORPO TECENDO AÇÕES, ministrado pelo diretor, ator, bailarino e professor no curso de graduação em Artes Cênicas – UFMG, Tarcísio Ramos Homem.
Experiência corporal, com Tarcísio Ramos Homem
Em 2012 o Núcleo de Pesquisas Teatrais tem sua primeira edição internacional, com oficinas e demonstração de trabalho do grupo dinamarquês Odin Teatret, com a presença de Jan Ferslev e Roberta Carreri, e recebe pela primeira vez o título de “Encontros Possíveis”. Na quinta edição continua com a parceria com o Odin Teatret, trazendo Jan Ferslev para mais um encontro e aprofundamento de técnica com os artistas e pesquisadores em artes cênicas do estado de Mato Grosso.
 
Julia Varley e Karla Izidro


            A 6ª edição do Núcleo de Pesquisas Teatrais – Encontros Possíveis teve duas etapas: Primavera do Leste e Chapada dos Guimarães. Em Primavera do Leste ocorreu dentro da programação do Festival Velha Joana (coordenado pela Cia. Faces de Teatro) e priorizou a Performance, com oficinas dos professores Luiz Carlos Garrocho e Nina Caetano.
Experiências performáticas no mercado central de Primavera
 A etapa de Cuiabá / Chapada dos Guimarães, contou com a presença de Eugenio Barba e Julia Varley (Odin Teatret - Dinamarca) e do diretor João Brites, do Teatro O Bando, de Portugal. Representando Mato Grosso no evento, o diretor da Cia D'Artes do Brasil, Amauri Tangará. Era o ano de comemoração dos 50 anos do Odin Teatret, 40 anos do Teatro O Bando e 20 anos da Cia D'Artes do Brasil. Também participaram a tradutora dos livros de Eugenio Barba e representante do Odin no Brasil, Patrícia Furtado de Mendonça, com palestra sobre as atividades do Odin Teatret no Brasil; Luciana Martuchelli, que falou sobre A Arte Secreta do Ator (Residência com Eugenio Barba em Brasília); Sara Castro, que abordou os métodos de trabalho do Teatro O Bando; além do professor e pesquisador Luiz Carlos Garrocho, mediador do bate-papo entre Eugenio Barba e João Brites.


Experiências vocais com a vista do cerrado mato-grossense

O NÚCLEO DE PESQUISAS TEATRAIS – ENCONTROS POSSÍVEIS é um evento de excelência, totalmente gratuito, que cuida da formação do profissional de artes cênicas não tem fins comerciais. Para acontecer conta com o apoio de instituições que acompanham essa trajetória como parceiros especiais. Desde o início contamos com o apoio e sensibilidade da equipe de funcionários da Secretaria Municipal de Cultura de Cuiabá. O SESC Arsenal – Serviço Social do Comércio / MT e o SESI – MT / Serviço Social da Industria colaboraram bastante para que avançássemos na internacionalização do evento e a  Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer do Estado de Mato Grosso impulsiona para que façamos a descentralização das ações. Com o apoio da FUNARTE e do Itaú Cultural – Novos Rumos, um evento mato-grossense ganha proporções nacionais e nos ajuda a alçar voos maiores, podendo realizar um evento como esse. Nossos agradecimentos por investirem conosco na capacidade de Mato Grosso.
Um Encontro belíssimo em Chapada dos Guimarães