A equipe e os convidados: o início |
Iniciou nesta sexta feira (14/11) a primeira etapa do NÚCLEO DE PESQUISAS TEATRAIS - ENCONTROS POSSÍVEIS, em Primavera do Leste -MT. Com a participação de Nina Caetano e Luiz Carlos Garrocho, ambos de Belo Horizonte, com oficinas que abordam o teatro físico e a dramaturgia na performance.
Karina, com Nina Caetano |
Nina Caetano é professora na UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto), integrante da Obscena Investigação Teatral, pesquisadora e dramaturga. Luiz Carlos Garrocho é professor do CEFAR (Centro de Formação Artística), pesquisador teatral interessado em espaço cênico, performance e teatro físico, entre outros.
A preparação no Prima Jovem |
As oficinas aconteceram no Prima Jovem, e no Centro Cultural de Primavera.
Luiz Carlos Garrocho aplicou a oficina "Performance Urbana: O Convívio como prática espacial. Começou no Prima Jovem, seguiu para a UAB e depois para a Feira Pública de Primavera, onde rolou uma intervenção agitando a manhã de sábado da cidade.
Experimentos |
As instruções |
O desfecho de toda essa experimentação aconteceu na Feira Pública:
A oficina da Nina Caetano sofreu muitas baixas por conta do pessoal que trabalhou no festival: a maioria ficou impossibilitada de continuar. Uma parte triste foi isso: ver uma oficina tão rica para capacitar novos dramaturgos assim... vazia.
Participar do Festival Velha Joana teve seus prós e contras, tanto para nós quanto para os organizadores do Festival, que tiveram que arcar com mais uma produção, que foi a nossa ação. Mas, apesar disso tudo, dos problemas e das decepções, pensamos que a presença do Núcleo de Pesquisas Teatrais no Festival Velha Joana reforça a característica de pesquisa do teatro realizado em MT. Acreditamos que as ações, quando são compartilhadas, coletivizadas e realizadas em conjunto, são mais fortes e potentes.
Agradecemos ao Teatro Faces e à Prefeitura de Primavera do Leste por essa parceria, e por acreditar que o teatro é uma arte coletiva que se deve realizar junto.
Realização