sábado, 24 de outubro de 2015

OFICINA DE KALARIPPAYATTU EM ALTA FLORESTA - Mato Grosso

Mestre Sankar Lal (foto: Karol Jarek)

OFICINA DE KALARIPPAYATTU

Esta oficina intensiva de Kalarippayattu é dirigida tanto para iniciantes quanto para praticantes regulares de dança, teatro físico, yoga, esportes e algumas artes marciais. Cada participante estará apto a desenvolver suas habilidades em nível pessoal. A sessão incluirá exercícios de fortalecimento e alongamento e movimentos sequenciais. A prática enfatizará a precisão, coordenação e consciência corporal.

Kalarippayattu (foto: Karol Jarek)

O QUE É O KALARIPPAYATTU?

O Kalari é uma arte marcial milenarmente difundida na Índia, que conseguiu sobreviver à história por causa de seus discípulos fiéis e vem de Kerala - um Estado no sudoeste da Índia. De acordo com a mitologia, o primeiro guru do estilo do norte foi Parasurama, o sexto avatar de Vishnu que também criou Kerala e obteve um machado (Parasu) de Shiva. Acredita-se que o deus transmitiu para Parasurama a arte marcial e criou o primeiro kalari. O guru do estilo do sul é o imortal Agasthya - um especialista em medicina e fitoterapia.
É uma arte marcial que preza muito a atitude e o respeito, o respeito e zelo pelos armamentos, a importância da respiração e concentração, e a preparação para o combate. 
Mestres Kalarippayattu sabiam não só sobre o ofício marcial, mas também sobre medicina e fitoterapia. Eles serviram como médicos em suas aldeias e cidades. Na crença indiana, o guerreiro precisa primeiro aprender a curar, para depois aprender a matar. Devido ao seu intenso treinamento físico, também foram os primeiros artistas da dança-teatro. Os  exercícios tornavam o corpo flexível e forte, e as práticas de treinamento se tornaram sequências coreográficas. Por conta do treinamento rígido, esses atores eram capazes de performar por horas, carregando pesados figurinos.
Mestre Sankar e seu discípulo Alessandro Curti (foto: Karol Jarek)

A oficina de Kalarippayattu será ministrada pelo mestre indiano Sankar Lal Sivasankaran Nair (Índia/Polônia) com assistência do seu discípulo Alessandro Curti (Itália/Polônia). Ambos trabalham no Studio Kalari, na Polônia. 

Local: Alta Floresta - Mato Grosso - Brasil
Data: 28/11/2015 até 01/12/2015 - pelas manhãs
Utilizar roupas especiais para exercício físico que possibilitem o movimento.

Para se inscrever, preencha o formulário na aba INSCRIÇÕES deste blog.




Maiores informações sobre kalarippayattu , visite o site:

Esta oficina faz parte do evento ENCONTROS POSSÍVEIS 2015, do Núcleo de Pesquisas Teatrais realizado pela Cia. Pessoal de Teatro e conta com o apoio do Itaú Cultural e Secretaria Estadual de Cultura, Esporte e Lazer. Acontece em parceria com o  Festival de Teatro da Amazônia Mato-grossense, em Alta Floresta - MT, organizado pelo Teatro Experimental de Alta Floresta.