sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Eugenio Barba e Julia Varley no ENCONTROS POSSÍVEIS 2015

Pela segunda vez consecutiva teremos a honra de receber o mestre Eugenio Barba no nosso Estado. Ele esteve por aqui no ENCONTROS POSSÍVEIS 2014, em Chapada dos Guimarães, e nos desafiou a fazer uma outra edição do evento. Dissemos que faríamos, se ele topasse vir novamente. Eugenio é um homem que não foge de desafios e sua atitude e sua história nos injeta ânimo para prosseguir com nossa jornada. Fazer teatro em MT não é tarefa fácil, mas ele nos ensinou que fazer teatro, em qualquer parte do mundo, não é "bolinho", e que o teatro não é um ofício de covardes. "Se ficarmos esperando o governo ou alguém nos dar dinheiro para fazermos teatro vamos esperar à toa! Por que nos dariam dinheiro? Se você não tem, você deve fazer", disse Barba. Também comentou o xororô sobre não termos um curso de nível técnico ou de graduação em MT: "Se vocês querem uma escola de teatro, por que não fazem sua própria escola de teatro?". Essa é a filosofia de um dos precursores do teatro contemporâneo, que no início do grupo migraram para Holstebro, uma pequena cidade da Dinamarca. Também não havia curso de teatro por lá e o Odin Teatret levou seminários e realizou encontros, exatamente como fazemos agora, convidando os mestres de sua época para compartilharem conhecimento . O que eles fizeram mudaram a história do teatro, a partir de uma pequena cidade, de um país que não é centro cultural da Europa.

Julia Varley, atriz do Odin Teatret, acompanha Eugenio Barba, também pela segunda vez no nosso evento. Ela realizou uma oficina de preparação vocal para atores no ano passado, além de uma demonstração de trabalho "Eco do Silêncio" e seu mais recente espetáculo "Ave Maria". Desta vez, por causa da agenda de compromissos deles, virá com a demonstração de trabalho "O Irmão Morto", no dia 30/11, noite, no Espaço Cultural TEAF. Julia é uma mestra, e como tal, deixou por aqui muitos seguidores de sua técnica vocal.
As demonstrações de trabalho são uma tradição no Odin Teatret desde sua formação. Com este método eles difundiram sua técnica e seu teatro aos quatro cantos do mundo:Europa, Ásia, Américas e Oceania. A antropologia teatral, conceito desenvolvido através da experiência de Eugenio Barba com seu grupo, se tornou um dos pilares do teatro contemporâneo, a partir da "revolução teatral" encampada no século XX. Com 50 anos de existência completados em 2014, o Odin Teatret segue realizando espetáculos, turnês, oficinas, seminários, encontros, festivais, desenvolvendo a ISTA (Escola Internacional de Antropologia Teatral) e uma infinidade de atividades e conexões espalhadas pelos colaboradores do mundo todo. 
Temos muito orgulho de fazer parte dessa rede. 


Eugenio Barba e Julia Varley estarão no ENCONTROS POSSÍVEIS dia 30/11:

PALESTRA:
Das 15h às 18h
Palestra com Eugenio Barba
Local: Espaço Cultural TEAF

DEMONSTRAÇÃO DE TRABALHO:
Às 20h
"O Irmão Morto", com Julia Varley
Local: Espaço Cultural TEAF

DEBATE:
às 21h
Debate entre Eugenio Barba e Marcelo Bones
"O teatro feito em grupo"
Local: Espaço Cultural TEAF

As atividades são gratuitas. Se quiser receber certificado de participação, se inscreva na aba deste blog.
Maiores Informações:
Cia Pessoal de Teatro
55 65 3359 0336 / 65 8111 2597 / 65 8160 2504
ciapessoaldeteatro@gmail.com