quarta-feira, 26 de novembro de 2014

ENCONTROS POSSÍVEIS 2014 - João Brites

João Brites (foto: Ana Teixeira)
João Brites é dramaturgo, encenador e cenógrafo, nasce em Torres Novas em 1947. Exilado político em Bruxelas, termina aí o curso de Gravura e frequenta os cursos de Pintura Monumental e de Cenografia, na ENSAAV, La Cambre. Realiza exposições individuais e participa em exposições coletivas.
Funda em 1974 o Teatro O Bando. É co-fundador da delegação portuguesa da ASSITEJ, co-organiza os Primeiros Jogos Populares Transmontanos em Vila Real e entre 1999 e em 2008 é diretor artístico do Festival Internacional de Artes de Rua. É o diretor da Unidade de Espetáculos da EXPO’98 e em 1999 recebe o grau de Comendador da Ordem do Mérito. Em 2008 ganha o Prêmio Anual da APCT, com o espetáculo SAGA e vê recentemente a sua criação QUIXOTE receber o prêmio de Melhor Espetáculo 2010 (SPA/RTP). Foi, em 2011, o comissário da Representação Oficial Portuguesa na 12ª Quadrienal de Praga. Ao longo de 39 anos no Teatro O Bando, elabora como dramaturgo dezenas de versões cénicas de textos não dramáticos de autores portugueses, que posteriormente encena; concebe espaços cénicos em territórios imprevisíveis; idealiza e constrói Máquinas de Cena; e concebe e coordena grandes eventos para vários milhares de espectadores. É autor de inúmeros artigos sobre teatro e sobre o processo de criação no Bando e participa em inúmeros colóquios, seminários e congressos. Durante 20 anos foi professor de atores na Escola Superior de Teatro e Cinema e orienta estágios e cursos de formação no domínio do teatro, dirigindo oficinas a propósito da Consciência do Ator em Cena.

Espetáculo Quixote (2010) - foto: divulgação



O Teatro O Bando 

Fundado em 1974, e constituindo-se como uma das mais antigas cooperativas culturais do país, o Teatro O Bando assume-se como um coletivo que elege a transfiguração estética enquanto modo de participação cívica e comunitária. 
Na gênese do Bando encontram-se o teatro de rua e as atividades de animação para a infância, em escolas e associações culturais, integradas em projetos de descentralização.

As criações do Bando definem-se pela sua dimensão plástica e cenográfica, marcada sobretudo pelas Máquinas de Cena, objetos polissêmicos que transportam em si uma ideia de ação. O trabalho dramatúrgico é também muito importante, apresentando a explícita colagem de materiais literários e a inclusão de manifestações de raiz popular. 

Os Bigodes da Res Pública (2010)
Na sua maioria de autores portugueses, os textos encenados são a grande parte das vezes obras não dramáticas, às quais a forma teatral, nas múltiplas linguagens que integra, confere outra comunicabilidade. 
O Bando continua a procurar o singularismo das suas criações, na medida em que pretende alcançar obras de arte mais acutilantes e inesperadas. Estas são resultado duma metodologia coletivista onde uma direção artística alargada procura a diferença, a interferência, a ruptura, a colisão dos pontos de vista, até que essa intersecção revele o seu potencial ao exprimir-se para além do controle e da capacidade de previsão dos criadores envolvidos. 
Rural ou urbano, adulto ou infantil, erudito ou popular, nacional ou universal, dramático ou narrativo ou poético – tais as fronteiras que o Bando se habituou a transgredir. 
Ao longo do seu trajeto, o grupo esteve ligado a múltiplos projetos nacionais e internacionais, e a aposta na itinerância continua a levar vários espetáculos por todo o país e além-fronteiras.
Depois de diversas moradas, de há dez anos para cá, o Bando habita uma quinta em Vale dos Barris, Palmela, onde se encontra um número ainda insuspeito de palcos potenciais feitos de estrelas, de oliveiras e penedos. Aí, o Bando espera por vós, sempre com uma sopa, pão e queijo, um moscatel, uma conversa ao pé do lume.
(Retirado do site do Teatro O Bando - www.obando.pt)
João Brites é um dos diretores convidados para esta VI edição do NÚCLEO DE PESQUISAS TEATRAIS - ENCONTROS POSSÍVEIS - 2014. 
O evento deste ano conta ainda com a participação de Eugenio Barba e Julia Varley, do Odin Teatret (Dinamarca) e a participação de Amauri Tangará, da Cia D'Artes do Brasil, que representa o trabalho mato-grossense neste rol.
Este pequeno panorama do teatro contemporâneo acontecerá entre os dias 02 a 05 de dezembro, em Chapada dos Guimarães. O diretor João Brites dará uma palestra sobre seu trabalho no dia 04 de dezembro, na Pousada Atmã Resort. 
O evento conta com o apoio do Itaú Cultural e da finada Secretaria Municipal de Cultura de Cuiabá, e com a parceria do Pomodori Restaurante, Pousada Atmã, Pousada Cambará e da Prefeitura de Chapada dos Guimarães.
NÚCLEO DE PESQUISAS TEATRAIS - ENCONTROS POSSÍVEIS - 2014 - VI edição

Local: Chapada dos Guimarães 
Data: De 02 a 05 de dezembro de 2014.

PROGRAMAÇÃO - Chapada dos Guimarães - Mato Grosso - Brasil

Dia 02 de dezembro
16h – 20h – Credenciamento dos participantes para obtenção de crachá e certificado.
20h – Apresentação do espetáculo CIDADE DOS OUTROS, da Cia Pessoal de Teatro. Direção: Amauri Tangará
21h – Abertura do evento no Restaurante Pomodori.

Dia 03 de dezembro
08h – 12h - Oficina "O Eco do Silêncio" (Julia Varley - Odin Teatret Nordisk Teaterlaboratorium / Dinamarca) (Somente para inscritos)
15h – 15h20 – Colóquio com Patrícia Furtado (RJ) – Representante do Odin Teatret no Brasil 
16h – 18h – Palestra com Eugenio Barba (Odin Teatret Nordisk Teaterlaboratorium/ Dinamarca) 
20h - Apresentação da demonstração de trabalho "O ECO DO SILÊNCIO" (Julia Varley - Odin Teatret Nordisk Teaterlaboratorium / Dk) 

Dia 04 de dezembro
08h – 12h - - Oficina "O Eco do Silêncio" (Julia Varley - Odin Teatret Nordisk Teaterlaboratorium / Dinamarca) – (Somente para inscritos)
15h – 15h20 – Colóquio com Juliana Pinho (Portugal) – Representante do curso de formação de atores do Teatro O Bando. 
16h – 18h – Palestra com João Brites – Teatro O bando – Portugal.
20h - Apresentação do espetáculo "ESTRELAS" (com Marilyn Nunes / SP - Direção de Julia Varley). 

Dia 05 de dezembro
08h – 10h – Exibição de filmes sobre os trabalhos dos diretores. 
10h – 12h – Palestra com Amauri Tangará (Cia D’Artes do Brasil – MT) 
15h – 15h20 – Colóquio com Luciana Martuchelli – Organizadora da Residência Artística A Arte Secreta do Ator (Brasília – DF) 
16h-18h – Encontro de Eugenio Barba e João Brites. Mediação: Luíz Carlos Garrocho (BH)
20h - Apresentação do espetáculo "AVE MARIA" (com Julia Varley. Direção: Eugenio Barba - Odin Teatret Nordisk Teaterlaboratorium / Dk)
21h – Encerramento no Restaurante Pomodori

O local da oficina, das palestras e da mesa redonda será a Pousada Atmã Resort.
·         A língua oficial no evento será o português.
·         A oficina “O Eco do Silêncio” é destinada apenas aos inscritos que foram selecionados como participantes ou ouvintes.
·         As demais atividades do evento, palestras, colóquios, espetáculos, demonstração de trabalho e exibição de filmes, é aberto ao público com entrada gratuita, respeitando a capacidade de lotação dos locais.
·         O Ponto de Encontro do evento será o Restaurante Pomodori.

INFORMAÇÕES:
55 65 3359 0336 / 65 8111 2597 / 65 8160 2504
ciapessoaldeteatro@gmail.com



www.ciapessoaldeteatro.com.br